CEB COMUNIDADE SÃO CARLOS

PADROEIRO: São Carlos Borromeu, de uma nobre família Italiana foi feito Cardeal e Arcebispo por seu tio o Papa Pio IV; um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho.

Sentindo-se atraído pela vida contemplativa, pensou a renunciar à Arquidiocese, mas seu amigo o Venerável D. Frei Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga, o dissuadiu dessa ideia, convencendo-o de que naquele século em que o alto Clero tantas vezes dava mau exemplo, seria melhor que ele, altamente colocado na escala social e ademais sobrinho de um Papa, desse o bom exemplo de vida santa como arcebispo; e foi o que fez.

Prodigalizou seus bens na construção de hospitais, albergues, casas de formação para o clero, empenhando-se em levar à frente as reformas sugeridas pelo concílio de Trento, do qual foi um dos principais atores. Movido por sincero espírito de reforma trouxe rígida disciplina para o clero e religiosos, nunca se preocupando com as hostilidades que criava com os que não estavam dispostos a renunciar à certos privilégios que a tonsura garantia. Foi alvo de covarde atentado, enquanto rezava na sua capela, mas saiu ileso, perdoando generosamente o autor do atentado.

Visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo sem limites nem precauções, num trabalho incansável que lhe consumiu as energias. Chegou a flagelar-se em procissões públicas, pedindo perdão a Deus em nome de seu povo. Até que um dia foi apanhado, finalmente, pela febre, que minou seu organismo lentamente. Morreu anos depois, dizendo-se feliz por ter seguido os ensinamentos de Cristo e poder encontrar-se com ele de coração puro, Tinha apenas quarenta e seis anos de idade, quando isso aconteceu no dia 4 de novembro de 1584, na sua sede episcopal, na Itália.

O Papa Paulo V canonizou-o em 1610 e designou a festa em homenagem à memória de São Carlos Borromeu para o dia de sua morte.

São Carlos Borromeu, rogai por nós!

CELEBRAÇÃO DO PADROEIRO: 04 DE NOVEMBRO

ATIVIDADES DA COMUNIDADE: ENCONTRO TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS E CELEBRAÇÃO DA PALAVRA NA 1ª SEGUNDA-FEIRA DO MÊS.

LOCALIZAÇÃO DA COMUNIDADE: RUA LARANJEIRAS DO SUL ENTRE A RUA PASTOR ANTONIO POLITO E LINHA FÉRREA, RUA ESTANISLAU WILDNER ENTRE AS RUAS ATÉ A WILSON DACHEUX PEREIRA.