Início da Semana da Família 2018

A Semana Nacional da Família iniciou-se com muito entusiasmo na Paróquia Santo Antônio Maria Claret. O tema escolhido para este ano é: “O Evangelho da família, alegria para o mundo”, o mesmo do IX Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá com o Papa Francisco em Dublin, na Irlanda. O evento é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB.

Esta Semana é organizada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, cujo assessor,  Pe. Jorge Filho dirige seu convite a todos, dizendo: “Motivados pelo tema do IX Encontro Mundial das Famílias, queremos, juntos com o Papa, nos empenhar para anunciarmos o Evangelho da Família que deve ser a alegria para o mundo”.

Nos passos já iniciados há vários anos, a Paróquia Santo Antônio Maria Claret também se propõe a uma semana intensa de atividades, orações e reflexões em torno da família. Foi organizada uma extensa programação que busca levar todos nós a um encontro com Jesus Cristo na realidade familiar, que é a Igreja doméstica e lugar da intimidade com o Senhor no cotidiano. Confira a programação completa da semana em nosso site e nas redes sociais da Paróquia.

O início da Semana contou com a presença de José Augusto Soavinski, que trabalhou durante muito tempo na coordenação da Pastoral da Sobriedade da CNBB Regional Sul II, e hoje desenvolve políticas públicas em prol de pessoas e famílias que sofrem com o grave problema da dependência química. Diante de um vasto conhecimento do palestrante, foi fundamental sua profunda experiência pessoal com essa situação que causa tanta dor em várias de nossas famílias. Contudo, como ele mesmo afirmou, “nunca podemos tirar a esperança de uma pessoa, a dependência química pode não ter cura, mas o ser humano tem!”. Nesse sentido, ele deixou o conselho de que os melhores aliados são sempre a Educação para a prevenção, e em nosso âmbito religioso, a oração, que é o “escudo do cristão”. Vamos conferir as imagens deste primeiro dia e ficar atentos às novidades.