Pastoral Catequética

Objetivo: Evangelizar, de forma dinâmica e permanente todos aqueles que querem aderir   a Jesus Cristo, inserindo-os nas diversas pastorais, grupos e comunidades.

CATEQUESE INFANTIL

Idade: 9 anos completos

Documentos necessários: certidão de nascimento e certidão de batismo (Crianças não batizadas com idade igual ou superior a 7 anos, devem esperar alcançar a idade de catequese, fazer pelo menos 1 ano de catequese para depois ser batizada.).

Número de faltas tolerável: 25% do total de encontros dados ao longo do ano.

Etapas: 3 anos para a Primeira Eucaristia e 2 anos para a Crisma

Padrinhos para Crisma: Acima de 18 anos, com Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma, solteiro ou casado na Igreja.

 

CATECUMENATO – Catequese de Adultos (Batismo, Eucaristia e Crisma)

Idade: Acima de 18 anos completos

Período: 1 ano

Documentos necessários: certidão de nascimento e certidão de batismo (para o que já foram batizados)

Amasiados: Se já são batizados, devem casar-se durante o período do catecumenato, para receberem os demais sacramentos no final da preparação. Se não são batizados, receberão o sacramento do Matrimônio após a conclusão do catecumenato.

Casais de Segunda União: pelo fato de não poderem regularizar sua situação matrimonial (a não ser que haja uma declaração de nulidade), não podem receber os sacramentos. Devem, porém, ser amados e acolhidos por todos, podendo participar ativamente da vida da comunidade e de seus movimentos e pastorais.

Separados com permanência do vínculo: podem receber os sacramentos e serem padrinhos, desde que não estejam convivendo maritalmente com alguém.