Quaresma 2018

Caríssimos irmãos e irmãs, com alegria iniciamos mais um tempo forte de nossa fé: Tempo da Quaresma. Ao longo destes quarenta dias, chamados a ouvir com profundidade a Palavra, imploramos com maior intensidade ao Pai, que nos ajude a “progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa”. O Papa Francisco nos motiva “dedicar mais tempo à oração, possibilitamos ao nosso coração descobrir as mentiras secretas, com que nos enganamos a nós mesmos, para procurar finalmente a consolação em Deus. Ele é nosso Pai e quer para nós a vida”.

Somos convocados a aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). Assim, como bem expressa na Oração do Dia do sábado 5ª Semana da Quaresma: “Ó Deus, vós sempre cuidais da salvação dos homens e nesta quaresma nos alegrais com graças mais copiosas…” será de muitas graças este caminho quaresmal, realizarmos nos pequenos grupos em nossas comunidades.

Que cada ministro, que cada liderança, que cada agente de pastoral ou movimento seja “sal da terra e luz do mundo”, coordenando, liderando, conduzindo a preparação para Páscoa em um grupo. Serão muitas bênçãos e uma ação missionária profícua! Estaremos vivendo o apelo de Papa Fancisco: “a empreender com ardor o caminho da Quaresma Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar”.

Igualmente não esqueçamos, Tempo de Conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho”! É o grande apelo quaresmal para nossa vida de conversão que deverá ser visibilizada em uma boa celebração penitencial e nas práticas da penitência quaresmal. Nisto teremos oportunidade de mais proximidade com o Senhor, para que seja Ele a nos moldar segundo sua Vontade. Teremos oportunidade de vivenciar 24 horas com o Senhor, dia 09 a 10 de março! Dedique um tempo com o Senhor neste dia de Adoração e Reconciliação. Participe.

Por fim, lembro-vos de rezarmos com a CF 2018: “Derramai sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso reino de liberdade, de verdade e de paz”. Sem nos esquecermos da Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma nova Vocação, rezemos sempre pelas vocações!

Pe José Alir Moreira

1 thought on “Quaresma 2018