Semana da Familia

Semana da Família: 13 a 19 de agosto – “Tempo de olhar para o grande dom de Deus”

De 13 a 19 de agosto, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, que este ano tem como tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”. De acordo com o bispo de Osasco e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa, este será um momento de “olhar para esse dom de Deus que é a família”.

A intenção é que a Semana Nacional da Família seja um momento de aprofundar as grandes questões que envolvem a família no mundo de hoje. Dom João Bosco ressalta que a preparação e a celebração da Semana Nacional da Família vão além do âmbito dos grupos paroquiais que se dedicam à família: “O papa Francisco pediu para que todas as comunidades se envolvessem com a família, fizessem dela o centro da ação evangelizadora, então o melhor jeito da gente se preparar é aproximando os nossos grupos, as nossas pastorais, os nossos sacerdotes, diáconos, todos os agentes da Igreja. Não para que fique só na igreja, mas para que possa levar o tema da família como luz para a sociedade”.

hora-da-familia-2017-04Para animar este momento de valorização da instituição familiar, a Pastoral Familiar Nacional propõe como subsídio o livreto “Hora da Família”. Editado anualmente, o material apresenta reflexões sobre temas relacionados à vida em família e à atuação da Pastoral Familiar. Neste ano, o subsídio tem como tema “Família, uma luz para a vida em sociedade” e está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade. O material propõe os sete encontros da Semana Nacional da Família, Leitura Orante da Palavra e celebrações em família.

Vivência

Para vivenciar a Semana Nacional da Família algumas ações que podem ser feitas pelas comunidades e grupos durante o período. “As comunidades de fé têm se preparado e são várias as oportunidades e criatividades. Em geral, se faz os círculos bíblicos como acontece em alguns lugares, mas também o nosso subsídio ele não se encerra no dia 19 de agosto. É um subsídio que você tem para usar durante o ano, como um material da família, por isso, também nós orientamos as pessoas a usarem aqueles temas que tem, são sete encontros, para fazerem a reflexão em casa, na catequese. O subsídio está aí, ele não se encerra, ele é sempre atual e é uma possibilidade de nós refletirmos sobre a família e sobre esta vocação e missão que a família tem”, comenta o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Alves Filho. O “Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (Secren). Encomendas podem ser feitas pela Loja virtual: www.lojacnpf.org.br, pelo telefone: (61) 3443-2900 ou ainda pelo e-mail vendas@cnpf.org.br.

Conheça a programação de sua paróquia. Participe! Aproveite também para dedicar um tempo à leitura da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia. Você e sua família ficarão encantados e contagiados pela Alegria do Amor e desejarão ser uma luz para a vida em sociedade.

planfleto