Catequese

A Pastoral da Catequese é o trabalho permanente da educação na fé, que acompanha a pessoa por toda a vida e se integra ao seu crescimento global. Visando a comunhão e participação na comunidade.

Tem por missão fazer ecoar a Palavra de Deus, devendo estar presente em todas as idades, além de ser uma trajetória continuada e permanente da educação na fé.

A catequese não deve se limitar em apenas preparar para a celebração dos sacramentos. Ela deve levar a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Bem como também ao crescimento da Igreja porque o acontecer pastoral do amanhã depende da catequese de hoje.

A catequese é uma tarefa de toda a comunidade,  não apenas de alguns, é missão de todos, para todos e com todos os batizados.

Assim, a catequese tem por objetivo despertar a alegria de ser cristão, tendo como principal preocupação  a continuidade, não só de levar ao conhecimento dos mistérios da fé, mas também o desejo de abrir os corações a uma sincera conversão e a adesão de uma fé autêntica.

Catequese

ORIENTAÇÕES PARA A CATEQUESE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

  • A catequese é dividida em 05 (cinco) etapas de iniciação, sendo 1ª etapa; 2ª etapa e 3ª etapa para a preparação da Primeira Eucaristia .

  • 4ª Etapa e 5ª etapa para a preparação do sacramento do Crisma .

  • A idade mínima para iniciar a catequese é de 09 anos completos.

  • Nossos subsídios na catequese são:

    • A Bíblia;

    • Crescer em Comunhão;

    • O Itinerário Celebrativo para Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes;

  • Celebração dos sacramentos preferencialmente será no Tempo Pascal.

  • Os encontros catequéticos são importantes para formação de nossas crianças e adolescentes, portanto na impossibilidade de comparecer aos encontros pede-se justificativa.  Situações específicas devem ser consultadas com o Pároco.

  • A catequese também contempla encontros em família, este direcionado pelo catequista.
  • Dias dos Encontros: sábados e quartas-feiras,(consultar disponibilidade de horário).

  • Os encontros de catequese tem duração de no mínimo de 90 minutos. Serão de forma orante, bíblicos e celebrativos.

  • Somos católicos por isso é essencial à participação nas missas. A missa dos catequizandos e familiares, será sempre no 1º (primeiro) domingo do mês, às 10h00h. (qualquer alteração avisaremos antecipadamente)

  • Momentos Celebrativos: são temas do itinerário, conforme proposto o Itinerário Celebrativo;

  • Serão realizadas celebrações de entregas específicas para cada etapa. Esta entrega será realizada em horário de missa ou em momentos previamente avisados. Segue as entregas: 1ª etapa: Sagrada Escritura; 2ª etapa: Pai Nosso; 3ª etapa: Creio; 4ª etapa: Bem-Aventuranças; 5ª etapa: Cruz.(conforme cronograma)

  • Tempo de preparação próxima: haverá celebrações próprias e atividades diferenciadas para melhor preparar o catequizando para o sacramento.

Previsão de início da catequese em 2022:

Crianças e adolescentes: Março/2022

As inscrições ou rematrículas ocorrerão a partir do segundo domingo de novembro e finalizarão com a limitação de vagas ou com o início da catequese.

Documentação necessária para efetivação da inscrição:

Crianças/Adolescentes

a partir de 9 anos de idade

-Cópia da Certidão de Nascimento;

-Cópia do Batistério, se batizado;

-Cópia de comprovante de Residência.

Se para Crisma, incluir:

-Cópia da lembrança da primeira Eucaristia.

Em caso de Transferência 

-Documento de transferência e carta de orientação da antiga paróquia.

A catequese não se limita apenas a crianças e adolescente. Neste processo iniciatico na fé temos também a catequese para adultos (CATECUMENATO)

O catecumenato é um espaço de tempo em que os candidatos recebem formação e exercitam-se na prática da vida cristã adquirindo maturidade na fé. Este rito de iniciação cristã é destinado a adultos que iluminados pelo Espírito Santo, ouviram o anúncio do mistério de Cristo e, conscientes e de livre e espontânea vontade decidem trilhar o caminho da fé e da conversão. Nesse caminho serão fortalecidos espiritualmente e preparados para uma frutuosa recepção dos sacramentos no tempo oportuno.

O catecumenato é um processo gradativo no seio da comunidade dos fiéis que, refletindo com os catecúmenos sobre o mistério pascal de Cristo, renovam sua própria conversão, e pelo seu exemplo induzem os candidatos a obedecer com maior generosidade aos apelos do Espírito Santo.

Da evangelização realizada com o auxílio de Deus brotam a fé e a conversão, pelas quais a pessoa liberta do pecado amadurece um sincero desejo de seguir o Cristo e pedir a igreja a recepção dos sacramentos.

Você que tem 18 anos ou mais e não tem os sacramentos e deseja recebê-los procure a secretária paroquial da nossa Paróquia.

Documentação necessária para efetivação da inscrição:

Adultos

A partir de 18 anos

-Cópia da Certidão de Nascimento ou do casamento no civil;

-Cópia da lembrança de batismo, se batizado;

-Cópia da lembrança da primeira eucaristia, se já fez;

-Cópia de comprovante de residência.

Coordenação:

Crianças e Adolescentes: Alysson e Camila

Catecumenato (Adultos): Noel e Ivonilda

Mais informações poderão ser obtidas na secretaria paroquial, ou nos dias de encontros na secretária catequética.

1ª Etapa 2021

Catequista:

Ana Maria - Sonia - Sheron - Rosenilda - Viviani - Thaina - Alice

Informações sobre a turma:

“O Centro do primeiro anúncio é a pessoa de Jesus, Proclamando o Reino como uma nova e definitiva intervenção de Deus que salva com um poder superior aquele que utilizou na criação do mundo. Essa salvação é o “grande dom de Deus”, libertação de tudo aquilo que oprime a pessoa humana, sobre tudo do pecado e do maligno, na alegria de conhecer a Deus e ser por Ele conhecido, de o ver e se entregar a Ele” (DNC, n, 30)

Turmas aos Sábados 8h30 e 10h30 

 

1ª Etapa 2021

ENVIAR MENSAGEM



    2ª Etapa 2021

    Catequista:

    Josiane - Emanuelli - Adenir - Marcelio

    Informações sobre a turma:

    Se olharmos o mundo com cuidado, com os olhos da fé, vamos ver “recadinhos” amorosos de Deus, que sempre procura um jeito para nos mostrar, de maneira clara, quem Ele é e qual a sua vontade. Mas, a melhor maneira de Deus se revelar a nós é pela pessoa de Jesus. É ele quem nos fala do Pai.

    Turmas aos Sábados 8h30 e 10h30 

    2ª Etapa 2021

    ENVIAR MENSAGEM



      3ª Etapa 2021

      Catequista:

      Lucilene - Ivonete - Zeneide

      Informações sobre a turma:

      A morte de Jesus não foi o fim de sua pregação, porque Ele deixa aos discípulos a missão de continuar a sua obra anunciadora a Boa-nova para construir o Reino de Deus.

      Continuar a obra de Jesus é missão dos cristãos de todos os tempos!

      Turmas aos Sábados 8h30 e 10h30 

      3ª Etapa 2021

      ENVIAR MENSAGEM



        4ª Etapa 2021

        Catequista:

        Thamyris - Maria do Carmo - Ivone - Alice - Anderson

        Informações sobre a turma:

        Jesus, em resposta ao amor do Pai, nos revelou a importância da vida. Para isso, soube construir concretamente o projeto do pai em meio a sua realidade, cultural e costumes. Sendo assim, chamou uns, questionou outros, acolheu muitos, promoveu o dialogo. E hoje nos convida a continuar no caminho de vida e paz.

        Turmas aos Sábados 8h30 e 10h30 

        4ª Etapa 2021

        ENVIAR MENSAGEM



          5ª Etapa 2021

          Catequista:

          Dircelia - Salvador - Gabriel

          Informações sobre a turma:

          Cada um de nós é uma peça, um tijolo da Igreja, e como tal, cada oração, cada atitude, cada gesto que fazemos na Igreja vai integrando todo o trabalho pastoral dela, bem como nos integrandos uns aos outros como pessoas, de maneira que nossas ações, mesmo que sejam diferentes, promovam unidade em toda a Igreja

          Turmas aos Sábados 8h30 e 10h30 

          5ª Etapa 2021

          ENVIAR MENSAGEM