Eucaristia

 

SACRAMENTO DA EUCARISTIA

Quem o recebe participa do sacrifício do Senhor Jesus Cristo.
Jesus disse: “Eu sou o pão vivo descido do céu, quem comer este pão viverá ternamente. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 51.54.56); 1Cor 11,17ss. Na celebração Eucarística acontece a transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Jesus Cristo”. Só os Bispos e sacerdotes podem presidir e consagrar o pão e o vinho para que se tornem corpo e sangue de Jesus Cristo. Quem recebe o corpo de Cristo tem de estar em estado de graça, e tiver pecado grave deve antes receber a absolvição através do Sacramento da Penitência.

Eucaristia

OS SACRAMENTOS: SINAIS DE VIDA, SINAIS DO AMOR DE DEUS
Para nós católicos, os sete sacramentos são sinais de que Deus marca com seu amor as situações fundamentais de nossa vida, envolvendo todo o arco de nossa peregrinação terrena. São sinais eficazes, instrumentos de ação Divina que realiza aquilo que significa. É a forma que Deus nos deu para distribuir em nossas vidas os méritos da salvação. O maior sinal foi a vinda dele mesmo, na Pessoa de seu Filho Jesus.

Na celebração dos Sacramentos Jesus Cristo se faz presente por meio de palavras e gestos realizados pelos bispos, presbíteros e diáconos. A ação salvífica de Jesus Cristo acontece no momento que o sacramento é realizado.