Confissão

SACRAMENTO DA PENITÊNCIA OU RECONCILIAÇÃO

A quem recebe este sacramento Deus concede o perdão de seus pecados. Jesus soprou sobre eles e lhes disse: “recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados, aqueles aos quais retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,22-23).
– Os pecados cometidos após o batismo são perdoados através do sacramento da reconciliação ou confissão. Só os sacerdotes que receberam a autoridade da Igreja podem dar a absolvição.
– Neste sacramento o penitente passa por três atos que são: arrependimento, a confissão dos pecados, propósito de cumprir a penitência e as obras de reparação.
– As graças alcançadas por esse sacramento são: reconciliação com Deus, com a Igreja e comigo mesmo. Ex. Lc 15, 11ss.

Confissão