Matrimônio

NORMAS MATRIMONIAIS

Processo:

O processo deve ser iniciado com 8 meses antes da data da celebração e no mínimo com 60 dias de antecedência.

Documentos:

  • Certidão de batismo – (atualizada e original) – (Retirar na paróquia em que foi realizado o batismo). (Validade de 6 meses);
  • Certidão da preparação para casais (Validade de 6 meses);
  • Xerox da certidão de nascimento ou RG;
  • Xerox do comprovante de residência;
  • Xerox certidão de casamento civil ou declaração original do cartório.

Preparação:

Preparação será feita com a pastoral familiar, fazer a inscrição na secretaria com no mínimo 1 ano de antecedência.

Matrimônio
HORÁRIOS

Aos sábados a combinar

OS MATRIMÔNIOS SÃO REALIZADOS NA MATRIZ E CAPELA SÃO JOSÉ.

 

TAXAS, conferir na secretaria.

 

JURAMENTO:

O juramento e confissão será marcados com antecedência pela secretaria e avisado aos noivos.

QUANTO À DECORAÇÃO:

  • A decoração poderá acontecer a partir das 08:30h para o matrimônio das 10:30h e a partir das 13:30h para o matrimônio das 17h;
  • A paróquia não se responsabiliza por acidentes após a instalação da decoração. A responsabilidade é da empresa contratada;
  • Nenhum móvel poderá ser movimentado ou retirado do local, como bancos, ambão, altar, entre outros;
  • Não é permitido fixar ou pendurar decorações nos móveis e bancos, com grampos ou outros objetos perfurantes ou adesivos, não utilizar fitas
    adesivas ou outro material semelhante nas paredes e no piso;
  • Não é permitida o uso de passarela espelhada.

 

QUANTO À FOTOGRAFIA E FILMAGEM:

  • Os profissionais devem agir de forma discreta, sem chamar atenção dos noivos e tirando a atenção ao sentido da celebração do matrimônio;
  • Solicita-se aos profissionais que usem vestimentas adequadas ao ambiente.

 

QUANTO À SONORIZAÇÃO:

  • Os equipamentos só poderão ser montados a partir das 08:30h para o matrimônio das 10:30h e a partir das 13:30h para o matrimônio das 17h;
  • Devem ser executadas músicas compostas para uso na Igreja (sacras, religiosas e clássicas). Durante o rito da cerimônia, é permitido apenas músicas sacras e/ou litúrgicas;
  • Solicita-se aos profissionais que usem vestimentas adequadas ao ambiente.

 

QUANTO AO CERIMONIAL:

  • A pastoral familiar irá acompanhar a cerimônia;
  • A equipe da pastoral familiar não executa a função de cerimonialista do matrimônio;
  • O início do cortejo não pode ser adiado por atrasos de padrinhos, pais ou damas/pajens;
  • Só é permitido a entrada de uma dama/pajem (para as alianças) na hora da cerimônia, os demais devem entrar todos antes da noiva;
  • Não é permitido jogar arroz, pétalas de flores, bombas de papel, bolinha de sabão, sparklers ou qualquer outro objeto dentro da Igreja, somente na
    escadaria da Igreja, desde que seja feita a devida limpeza após a cerimônia;
  • O uso de balões de gás também é permitido, na escadaria da Igreja, e não podendo guardá-los dentro da Igreja ou manuseá-los próximo à porta;
  • Ter no mínimo 1 casal de padrinhos e no máximo 8 casais (16 pessoas). Pessoas de vivência religiosa, de preferência casados na Igreja. Deverão
    ocupar os primeiros bancos e não mais os lados ou atrás do altar, e os pais também;
  • No presbitério somente é permitida a permanência do padre/diácono;
  • Não é permitido colocar buquê ou outro material sobre a mesa do altar;
  • O cerimonialista deve sempre agir de forma discreta, evitando atrapalhar a cerimônia;
  • Durante a celebração sugere-se que o cerimonialista permaneça próximo ao presbitério para qualquer eventualidade ou necessidade;
  • Não é permitido intervir na celebração, mudando, excluindo ou incluindo partes no rito;
  • Solicita-se aos profissionais que usem vestimentas adequada ao ambiente.