PASTORAIS

Pastoral Social

O que é pastoral social?

De forma simplificada entendesse por Pastoral Social no singular a solicitude de toda igreja para com as questões sociais. Trata-se de uma sensibilidade que deve estar presente em cada diocese, paroquia ou comunidade. Enfim, deve estar presente nas comunidades eclesiais de base nos movimentos em outras palavras deve ser preocupação essencial a toda ação evangelizadora.

Pastorais sociais são grupos que oferecem serviços específicos destinados a categorias de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

É realizado ações e serviços para atender de forma humana os diferentes grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

O que faz a pastoral social?

Quando assumimos a pastoral social em 2019, tínhamos 21 famílias na comunidade São Jose da Vila Pantanal e 13 da comunidade assistidas pela Paroquia Santo Antônio Maria Claret.

Hoje no momento a Paroquia atende um total de 32 famílias da comunidade Santo Antônio Maria Claret e 27 da comunidade São Jose da Vila Pantanal totalizando 59 famílias.

A Pastoral realiza uma ação concreta da igreja para assistir famílias carentes da nossa comunidade e comunidade vizinha. As doações de alimentos são feitas por meio de cesta básica mensal, montada apartir da coleta de alimentos, bem como doações.

Membros da pastoral social fazem visitas as famílias, e efetuam o cadastro das famílias, os acolhendo, dando suporte e realizando uma triagem para que seja realizado o acompanhamento da família necessitada.

A paroquia recebe donativos de alimentos e moveis que são direcionadas para as famílias necessitadas. Os alimentos recebidos são separados para a montagem das cestas básicas as quais serão entregues mensalmente para as famílias cadastradas.

A pastoral social tem um calendário a ser seguido:

Na terceira terça-feira de cada mês as cestas básicas são entregues as famílias cadastradas da comunidade da Paroquia.

Ao terceiro sábado de cada mês, também realizamos a entrega das 27 cestas básicas da comunidade São Jose da Vila Pantanal, onde contamos com o apoio da Dona Maria, também membro da Pastoral social, a qual fica responsável pela distribuição das cestas na comunidade para as famílias cadastradas do local.

Antes da pandemia a cada 2 meses era realizado o bazar de roupas a preço simbólico para a comunidade, porem durante a pandemia foi necessário que modificássemos a forma de funcionamento do bazar para nos adequarmos aos protocolos e orientações ao combate e enfrentamento do COVID 19, passamos a realizar o então bazar durante a pandemia com data, horário marcado e controle de fluxo de pessoas.

Atualmente a Pastoral Social não tem realizado o bazar, pois estamos em momento de arrecadação para a entrada e renovação de estoque de roupas a serem vendidas no bazar.

Trabalho realizado pela equipe:

Somos uma equipe compostas de pessoas dispostas a trabalhar em prol do próximo, realizando um conjunto de ações de interesse social em que toda atividade desempenhada revertesse a favor do serviço e do trabalho com objetivos comuns de ajudar o próximo.

Observações:

A Pastoral Social se encontra no momento sem vice coordenador.

Contamos com o acompanhamento dos seminaristas  Ancelmo(Guarapuava) e o irmão Rodolfo(Saletinos).

(Coordenadores) Wilson Martins Tosta e Guiomar Vilela Tosta

(Secretarias) Eliane Arana e Caroline Lemes de Oliveira.

Somos da comunidade Santa Paulina.

Caroline Lemes de Oliveira.

Comunidade Santa Joana D`arc.